EnglishGermanPortugueseSpanish

O que é RFID?

A tecnologia de RFID (radio frequency identification – identificação por radiofrequência) nada mais é do que um termo genérico para as tecnologias que utilizam a frequência de rádio para captura de dados. Por isso existem diversos métodos de identificação, mas o mais comum é armazenar um número de série que identifique uma pessoa ou um objeto, ou outra informação, em um microchip.
Tal tecnologia permite a captura automática de dados, para identificação de objetos com dispositivos eletrônicos, conhecidos como etiquetas eletrônicas, tags, RF tags  ou transponders, que emitem sinais de radiofrequência para leitores que captam estas informações. Ela existe desde a década de 40 e veio para complementar a tecnologia de código de barras, bastante difundida no mundo.
A sua principal função hoje não é simplesmente substituir o código de barras, pois ela é uma tecnologia de transformação que pode ajudar a reduzir desperdício, limitar roubos, gerir inventários, simplificar a logística e aumentar a produtividade. Uma das maiores vantagens dos sistemas baseados em RFID é o fato de permitir a codificação em ambientes hostis e em produtos onde o uso de código de barras não é eficaz.

Qual a diferença entre o código de barras e o RFID?

Fala-se muito sobre as vantagens da incorporação do RFID no varejo atualmente. No entanto, nem sempre fica claro a diferença entre ele e o tradicional código de barras. Será que realmente vale a pena migrar para essa tecnologia?

Quais as diferenças?

As duas grandes diferenças entre as etiquetas de RFID e um código de barras comum no segmento varejista está na forma como é feito o registro dos dados e consecutivamente sua leitura. No caso do RFID, utiliza-se o poder da frequência de ondas de rádio para a leitura em massa de itens, sem necessitar o contato visual de item a item. Aqui a leitura é feita até onde as ondas de rádio freqüência alcançarem. Cada produto com etiqueta de RFID torna-se único e com a possiblidade de conter informações específicas e individuais.

Já no código de barras, a leitura precisa ser feita por meio da aproximação de um leitor óptico que identifica as barras e transfere para um computador uma determinada informação.Todos os códigos de um mesmo produto são iguais, logo não é possível ter variedade de informações.

Como a .BAT pode ajudar minha empresa?

Podemos migrar ou integrar seu sistema para essa incrível tecnologia, ou desenvolver todo um processo automatizado específico para seu negócio de maneira customizada. Vamos conversar!

Quais equipamentos eu preciso?

Cada projeto é único e os equipamentos podem variar para cada necessidade. Basicamente um projeto precisa de Leitores, portais, etiquetas e impressora.

A .BAT fornece todos os equipamentos para seu projeto. Temos parceria com os maiores fabricantes do mundo, nacionais e internacionais.


E sobre as etiquetas RFID?

Para que seu sistema RFID funcione perfeitamente, faz parte do projeto homologar as etiquetas certas para cada necessidade. Dependendo do seu cenário, um ou mais tipos de etiquetas serão necessários. Possuímos parceria com diversos fabricantes de etiquetas normais, antimetal, de cerâmica, lacres, etc.

E pensando em otimizar os custos de implantação também oferecemos o serviço de impressão e codificação de tags, de grande utilidade em projetos com impressão limitada a poucas unidades sem recorrência,  o que pode diminuir os custos de seu projeto em mais de R$20.000,00.

error: Conteúdo protegido!